Clima em São Paulo: confira passeios para o frio ou o calor

8
clima em são paulo
6 min de leitura

Por se tratar de uma metrópole tão diversificada, o clima em São Paulo não é um obstáculo para a diversão. Afinal, seja com uma programação gastronômica, cultural ou esportiva, a maior metrópole da América Latina é repleta de opções.

Mas, claro, é preciso se programar de acordo com o clima. Não dá para fazer uma corrida em um parque em plena chuva, certo? Mas a vantagem é que São Paulo tem estações com características definidas, o que permite que você possa decidir se prefere uma diversão do inverno ou do verão.

Portanto, vamos selecionar os melhores passeios a se fazer dependendo do clima em São Paulo. Além disso, vamos indicar os melhores meses para turistar com calma na cidade, sem enfrentar muito trânsito e filas grandes.  

O que fazer de acordo com o clima em São Paulo?

O clima na capital paulista pode variar entre períodos de calor (acompanhado de chuvas), frio e dias mais frescos. Já que é mais fácil encontrar uma programação para uma temperatura amena, vamos mostrar como também é possível se divertir no verão e no inverno. 

Dias de calor

O período de maior calor em São Paulo é entre dezembro e março. Por ter um clima morno e abafado, o período combina com passeios ao ar livre, comidas refrescantes e uma bebida gelada. Por isso, caso faça um dia bem ensolarado, confira os passeios que você pode fazer:

Jardim Botânico

Quem ainda não visitou São Paulo pode se surpreender com a quantidade de natureza que se pode encontrar em meio à selva de pedra. Assim, o Jardim Botânico é um passeio ideal para relaxar com a família, conhecer diversas espécies de plantas e apreciar a beleza dos jardins.  

Parque Ibirapuera

O Ibirapuera é um lugar que serve para todo mundo, não importa se for para praticar esportes, descansar na beira do lago ou visitar os museus dentro da sua área. Dessa forma, a beleza das árvores centenárias com a organização dos espaços verdes forma o cenário perfeito para montar um piquenique. 

Avenida Paulista

Uma das avenidas mais famosas do Brasil, a Paulista é um dos maiores símbolos de São Paulo. Para quem quer pedalar ou simplesmente desfrutar o momento, a avenida é fechada para carros aos domingos. Assim, todas as tribos da capital paulista podem dividir o espaço em um clima de grande metrópole. 

Dias chuvosos

Com os dias ensolarados, o verão de São Paulo também traz muita chuva. Afinal, o apelido “terra da garoa” não é à toa, né? Então, para que os dias chuvosos não estraguem a sua diversão, confira o que você pode fazer na cidade:

Museu do Futebol

Os apaixonados por futebol não podem deixar de conhecer esse museu, faça chuva ou faça sol. Situado em um anexo do Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol reúne atividades interativas e exposições históricas para encantar toda a família. 

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Para quem pensa que museu é chatice, o MIS transforma as principais exposições em verdadeiras experiências. Além disso, o museu tem o registro audiovisual da sociedade brasileira, sempre trazendo uma programação muito diversificada. 

Mercado Municipal

Dia chuvoso merece uma comida bem deliciosa, né? Com uma arquitetura incrível, o Mercado Municipal é um centro gastronômico onde você encontra todo tipo de quitutes para levar ou comer lá mesmo, incluindo o famoso sanduíche de mortadela. 

Dias frios

O clima em São Paulo esfria entre o final de junho até o final de setembro. Apesar das geladas correntes de vento, a vantagem é que esse período não tem muitas chuvas, o que permite que você possa fazer passeios pela cidade. Mas caso não dê para aguentar o frio, sempre existem opções de comidas quentinhas e deliciosas. Confira algumas sugestões do que fazer:

Bairro da Liberdade

A Liberdade é um dos mais famosos bairros da capital paulista, conhecido por reunir a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão. Assim, os parques, construções e feiras remetem ao mundo asiático. No inverno, um grande atrativo da região é experimentar o tradicional lámen.

São Roque 

Para quem pode dar uma esticada em outras cidades, São Roque fica a 66 quilômetros da capital paulista. No inverno, a Rota do Vinho é um passeio romântico e bem gastronômico. Mas é aventura que você procura? O Ski Mountain Park é uma mini estação de esqui que também conta com snowboard, teleférico, arvorismo, dentre outros.

Pinacoteca de São Paulo 

Pertinho da Estação da Luz, a Pinacoteca é um dos mais proeminentes museus de arte do nosso país. Assim, com obras renomadas no acervo e grandes exposições, a Pinacoteca é um passeio obrigatório para entender mais sobre a cultura brasileira. 

Melhores épocas para visitar a capital paulista

Agora que você já entendeu que existem opções independentemente do clima de São Paulo, é bom saber que existem, sim, épocas mais recomendadas para turistar. Vamos começar pelo clima: você é do time de “nem frio, nem calor”? As temperaturas mais amenas estão entre abril e maio, além de setembro e outubro. 

Além disso, pode compensar visitar a capital paulista em época de férias escolares (como julho, por exemplo) devido à diminuição do trânsito. Outra sugestão é escolher um feriadão, já que boa parte da população normalmente corre para as praias e a cidade fica mais tranquila. 

Entre shows, exposições, trilhas na natureza ou experiências gastronômicas, São Paulo é o tipo de cidade que não dá para visitar uma vez e achar que já conheceu tudo. Se sempre há novidades até para os próprios moradores, imagine para os turistas.

A dica é fazer o roteiro de acordo com as possibilidades que o clima oferece, reunindo tudo aquilo que você mais gosta. Vale conferir, também, os grandes eventos anuais, como a Bienal de São Paulo, a Virada Cultural, o Salão do Automóvel, dentre outros. 

Caso exista um tempinho no seu roteiro, as praias e as serras próximas paulistas também trazem passeios imperdíveis. 

Já deu aquela vontade de arrumar as malas? Aproveite e confira o nosso blog para ver mais dicas