Conheça 5 curiosidades sobre helicóptero

6
3 min de leitura

Cada vez mais a busca pelo inusitado, diferente e surpreendente se torna algo procurado quando se pensa em comemorar datas especiais. Nesse artigo veremos 5 curiosidades sobre helicóptero que farão você repensar na maneira de como deixar o seu dia ou, o dia de alguém, ainda mais marcante e especial.

O passeio de helicóptero presa não somente pela exclusividade do serviço, mas também pelo conforto, qualidade e tempo. O que esse tipo de passeio procura é fazer valer a pena cada minuto quando se está nas alturas.

5 Curiosidades sobre os helicópteros

Quando se pensa em fazer passeios pela cidade, muitas vezes os voos de helicópteros são descartados, pois as pessoas acreditam que ele seja caro, ou não muito proveitoso. 

Entretanto, na verdade, muitas delas não sabem que o passeio possui um valor acessível e pode ser muito divertido. Um dos privilégios do passeio é ter uma vista panorâmica incrível da cidade e poder visitar diversos pontos turísticos em um único voo.  As fotos tiradas nas alturas podem ser um outro privilégio de quem opta por fazer um voo de helicóptero. 

Já pensou embarcar nessa aventura inesquecível? Abaixo listamos cinco curiosidades sobre helicóptero que você deveria saber:

1)  Helicópteros têm buzina?

Sim, os helicópteros possuem buzina. A sua função é diferente da dos automóveis. No caso dos helicópteros, a buzina serve para comunicar à tripulação que a rotação do rotor principal está abaixo de um valor seguro, o que necessitará uma resposta imediata dos pilotos.

2)  Marcha ré

Diferentemente dos aviões, durante o voo os helicópteros podem voar de ré. Não é uma manobra comum e costuma ser mais utilizada pelos helicópteros que fazem filmagens e reportagens, para manter o foco da câmera em uma determinada posição.

3)  O helicóptero liga com chave?

Sim e não. Ficou confuso? Calma, vamos lá. As aeronaves menores são acionadas com chave. Claro que o piloto precisa seguir uma lista de procedimentos bem extensa, não basta apenas girar a chave como em um carro, mas sim, tem chave.

Aeronaves maiores não são acionadas com uso de chave, mas com uma sequência de procedimentos que o comandante segue para acionar o motor corretamente e decolar em segurança.

4)  Qual é o combustível utilizado no helicóptero?

São dois tipos de combustível, AVGAS e QAV, Gasolina de Aviação e Querosene de aviação, respectivamente.

A gasolina tem a cor azul e é utilizada pelas aeronaves menores, que têm o motor a pistão. Já o querosene de aviação é utilizado por helicópteros com porte maior, equipados com o motor a reação ou turbina.

5)  Afinal, quem criou o helicóptero?

É difícil atribuir a invenção do helicóptero a um único inventor. Na China por exemplo, no ano de 320 D.C., havia um brinquedo bem peculiar, que hoje entende-se que tenha sido o precursor da ideia do helicóptero. Feito com uso de bambu e barbante, o brinquedo possuía uma haste com as hélices na ponta e era rapidamente girado com o barbante, o que fazia o brinquedo subir bem alto.

Também não podemos nos esquecer de Leonardo Da Vinci, que em 1483 fez um de seus desenhos mais famosos e conhecidos e que também é considerado um dos precursores do que seria o helicóptero no futuro.
Agora que você já conhece as 5 curiosidades sobre os helicópteros e já se interessou pela possibilidade de fazer um passeio de helicóptero, acesse nosso site e veja os incríveis passeios que temos a oferecer. Você não pode ficar de fora dessa.