Voar de helicóptero é seguro? Tire suas dúvidas!

29
6 min de leitura

Fazer um voo panorâmico em um lugar cheio de belezas naturais, como a cidade do Rio de Janeiro, é um programa imperdível.  Conhecer a cidade maravilhosa de cima traz um novo ponto de vista sobre o local. 

Esses voos feitos de helicóptero, oferecem uma experiência inesquecível. No entanto, muitas pessoas ainda se perguntam: voar de helicóptero é seguro? 

Podemos garantir que sim. Confira abaixo algumas dicas para garantir sua segurança e aproveitar seu passeio!

Como saber se a empresa é legalizada?

Sem dúvida, o primeiro passo é descobrir se a empresa responsável pelo helicóptero está devidamente autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). No dia do voo, é possível conferir essa autorização diretamente no helicóptero. As empresas autorizadas possuem aeronaves vistoriadas pela própria ANAC e precisam ter uma pintura específica. Em sua lateral, deve estar escrito “Táxi Aéreo”. Algumas empresas costumam até pintar seus nomes perto dessa indicação.

Se você está comprando o passeio online por empresas que não são diretamente as operadoras do voo, como sites de compra coletiva ou até a Hagaero, não se preocupe. O que acontece é que essas empresas são bem rigorosas com relação aos documentos antes de permitir que a venda de voos panorâmicos seja realizada pelo site. 

Para uma operadora de voos vender na Hagaero por exemplo, realizamos uma vistoria presencial para conferir o hangar onde ficam as aeronaves e conhecer a equipe que receberá os passageiros, além de avaliar os documentos e conferir a autorização da ANAC. 

Como a compra online passa por vários processos, como escolha do passeio, data, horário, informação dos dados dos passageiros e confirmação do pagamento, o passageiro recebe normalmente todos os dados da operadora do voo após a confirmação do pagamento, como nome da empresa, aeronave e o local de decolagem. 

Dessa forma, o passageiro fica tranquilo com sua compra, sabendo que o voo será operado por uma empresa anteriormente fiscalizada e, é claro, com a aeronave e toda papelada em dia.

Como saber se a manutenção da aeronave está adequada?

Se você leu o primeiro trecho da postagem de hoje, então já está bem informado, pois a ANAC também avalia na empresa de táxi aéreo quem será o responsável por executar a manutenção das aeronaves. 

Portanto, se a empresa está legalizada pela agência, já é um ótimo indicativo de que a manutenção está seguindo os melhores padrões de segurança. Mas para verificar isso com certeza, é possível conferir no site da própria ANAC se a Inspeção Anual de Manutenção está em dia. 

Diferente de uma oficina de veículos por exemplo, na aviação, anualmente a aeronave precisa passar pela vistoria de um mecânico autorizado pela ANAC, que avaliará não só toda a parte mecânica da aeronave, mas também todos os documentos. Depois dessa grande vistoria, o mecânico arquiva sua autorização nos documentos da aeronave e envia seu parecer à ANAC, que disponibiliza essa informação ao público através do site. 

Para verificar essa informação, de posse da matrícula da aeronave, basta ir até o site da ANAC, procurar pelo Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) e digitar a matrícula. Dentre outras informações que essa página exibirá, uma das linhas será a data de validade da IAM (Inspeção Anual de Manutenção). 

A validade sempre deverá ser maior do que o dia atual, indicando que a aeronave passou pela vistoria do mecânico e a ANAC aceitou. Não é bacana essa informação? Bem mais seguro voar sabendo disso não acha?

No caso da Hagaero, nossa plataforma identifica a data da IAM de forma automática e não permite a venda de nenhum voo se esse documento estiver vencido. Segurança deve estar em primeiro lugar. 

Item de segurança dos helicópteros

Você sabia que mesmo se um helicóptero ficar completamente sem motor, ainda é possível pousar com segurança? É isso mesmo que você leu! Existe uma manobra chamada autorrotação, é um recurso utilizado pelos pilotos de helicóptero no caso de falha do motor. 

Embora as estatísticas comprovem que falhas de motor durante o voo são extremamente raras, mesmo que isso acontecesse durante um passeio, o piloto pode utilizar esse recurso para escolher uma área segura e pousar o helicóptero. Sem dúvida, isso torna o voo de helicóptero bem mais seguro, não acha?

Muitas empresas costumam enviar os pilotos para a fábrica da aeronave no exterior ou para centros de treinamento especializados em situações de emergência. Esses treinamentos são comuns em empresas de Táxi Aéreo e são uma das principais diferenças entre voar com uma empresa devidamente legalizada e com uma aeronave pirata.

Voar de helicóptero é seguro sempre?

Algumas questões podem diminuir a segurança do voo. Por exemplo, empresa não autorizada pela ANAC, manutenção da aeronave irregular ou aeronave pirata, que são aqueles helicópteros que não pertencem a nenhuma empresa Táxi Aéreo mas ofertam voos em diversos sites. Tem ainda o caso de tripulação inadequada, com pouca experiência e sem os treinamentos mínimos necessários para conduzir o voo com segurança.

Situações adversas também podem prejudicar a segurança de voo, como ventos fortes, diminuição da visibilidade ou chuva. Mais uma vez, nada como um comandante com experiência para avaliar se a condição meteorológica está favorável para permitir que o passeio seja agradável e, claro, seguro. Portanto não se espante se no local de decolagem a condição meteorológica estiver boa e o piloto deseja alterar o voo. Muitas vezes, no trajeto até o local do ponto turístico, alguma questão pode interferir na segurança do voo e a equipe da operadora, por segurança, decidirá pelo reagendamento do passeio para um outro horário ou outro dia, para garantir que tudo sempre obedeça aos mais altos padrões de segurança. 

Voar de helicóptero é seguro quando você também cuida da própria segurança. Busque por uma empresa responsável, siga as instruções dadas pelos profissionais e aproveite a vista!

Agora que você já sabe como garantir um voo seguro, venha conhecer os serviços da Hagaero! Entre em nosso site, escolha seu roteiro e faça sua reserva!